Conheça os possíveis fluxos de integração para realizar chamados no Relatório de Empréstimos e Financiamentos (SCR) do BACEN
Os dados de SCR são frequentemente utilizados para analisar a saúde financeira de pessoas físicas e jurídicas e o risco de crédito de um cliente, permitindo identificar o nível de endividamento e o histórico de crédito. Sendo assim, a solução de obtenção desses dados se tornou uma prática de mercado, sendo utilizada nos mais diversos nichos.
Nesse contexto, uma possibilidade para otimizar o fluxo mencionado é a automação das consultas através de requisições via API. Dessa forma, o presente artigo tem como objetivo apresentar os possíveis caminhos que essas requisições podem apresentar, levando em consideração se a obtenção de consentimento de compartilhamento desses dados é feita pelo cliente ou pelos sistemas da QI Tech.
Para possibilitar o fluxo, a ferramenta de URL de Webhook será utilizada. Essa URL se trata de um endereço desenvolvido pelo cliente que estará pronto para receber requisições de atualização de status das requisições. Para auxiliar no desenvolvimento desse endereço, recomendamos acessar nossa documentação técnica.
- Obtenção de consentimento pela QI Tech
Caso a obtenção seja feita através de nosso sistema, seja ela via e-mail, WhatsApp ou SMS, o seguinte fluxo deverá ser levado em consideração durante o cliente:
- Primeiramente, é feita a requisição na API de Análise de Crédito conforme orientações de nossa documentação técnica. Nessa etapa, é importante que os dados das partes envolvidas sejam corretamente enviados conforme apresentado neste link.
- A primeira resposta, que será devolvida de maneira síncrona, é o status waiting_for_data. Nesse momento, a o pedido de consentimento será enviado ao portador(a) do documento;
- Dado o consentimento, a requisição poderá retornar os seguintes status: automatically_approved (Automaticamente Aprovado), automatically_reproved (Automaticamente Reprovado) ou in_manual_analysis (Em Análise Manual). Esses status serão enviados para o endereço de Webhook configurado;
- Caso a resposta dos sistemas do BACEN leve mais tempo do que o esperado para retornar, será enviado o status pending antes de algum dos status mencionados, também via Webhook.
- Caso o status seja in_manual_analysis, a requisição deverá ser tratada dentro da plataforma do cliente, que poderá aprovar ou reprovar a requisição;
- Após tratamento manual, os status finais possíveis serão manually_approved (Manualmente Aprovado) ou manually_reproved (Manualmente Reprovado). Esses status também serão retornados via Webhook.
O fluxo descrito está evidenciado no fluxograma abaixo
- Obtenção de consentimento pelo cliente
Caso a obtenção seja feita pelo cliente, será necessário enviar a evidência dessa coleta, conforme destacado no fluxo descrito abaixo:
- Primeiramente, é feita a requisição na API de Análise de Crédito conforme orientações de nossa documentação técnica.
- Nessa etapa, é importante que seja enviada a evidência do consentimento através do campo signature_evidence, conforme apresentado neste link.
- Feita a requisição, os seguintes status poderão ser retornados: automatically_approved (Automaticamente Aprovado), automatically_reproved (Automaticamente Reprovado) ou in_manual_analysis (Em Análise Manual). Esses status serão enviados para o endereço de Webhook configurado;
- Caso a resposta dos sistemas do BACEN leve mais tempo do que o esperado para retornar, será enviado o status pending antes de algum dos status mencionados, também via Webhook.
- Caso o status seja in_manual_analysis, a requisição deverá ser tratada dentro da plataforma do cliente, que poderá aprovar ou reprovar a requisição;
- Após tratamento manual, os status finais possíveis serão manually_approved (Manualmente Aprovado) ou manually_reproved (Manualmente Reprovado). Esses status também serão retornados via Webhook.
O fluxo descrito está evidenciado no fluxograma abaixo