Neste artigo você entenderá quais passos são necessários para receber retornos assíncronos em casos de tratativas manuais das requisições
Uma necessidade comum ao utilizar nossas APIs de Onboarding ou Análise de Crédito é a derivação das requisições para análise manual para que a consulta seja posteriormente revisada por um(a) analista de mesa.
Entretanto, no contexto de requisições via API comumente lidamos com requisições síncronas, as quais possuem retorno no momento que é feita a requisição. No contexto de revisões manuais, uma ferramenta é necessária para obtermos a decisão final de maneira assíncrona. O parágrafo seguinte introduzirá qual é essa ferramenta e como ela é utilizada para que esse fluxo funcione corretamente.
A ferramenta utilizada aqui será a URL de Webhook. Essa URL se trata de um endereço desenvolvido pelo nosso cliente que estará pronto para receber requisições de atualização de status das requisições. Para auxiliar no desenvolvimento desse endereço, recomendamos acessar nossa documentação técnica.
O Fluxograma a seguir evidencia o funcionamento dessa ferramenta.
- Primeiramente, é feita a requisição na API de Onboarding;
- A primeira resposta, que será devolvida de maneira síncrona, é o status in_queue. Nesse momento, a requisição será enviada a uma fila, a qual será consumida e a requisição será processada;
- Após o processamento, a requisição poderá retornar os seguintes status: automatically_approved (Automaticamente Aprovado), automatically_reproved (Automaticamente Reprovado) ou in_manual_analysis (Em Análise Manual). Esses status serão enviados para o endereço de Webhook configurado;
- Caso o status seja in_manual_analysis, a requisição deverá ser tratada dentro da plataforma do cliente, que poderá aprovar ou reprovar a requisição;
- Após tratamento manual, os status finais possíveis serão manually_approved (Manualmente Aprovado) ou manually_reproved (Manualmente Reprovado). Esses status também serão retornados via Webhook.
Além dos status mencionados, é possível que a requisição precise de um tempo adicional para ser processada. Nesses casos o status pending será retornado via Webhook.
Ficou com dúvidas? É só enviar um e-mail para suporte.caas@qitech.com.br que te ajudamos!
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